A história da refrigeração no Brasil, e o legado de Mario Lantery e José Tosi

A história da Lantery está ligada à Coldex S/A. Pioneira e líder na produção de componentes para ar-condicionado e refrigeração no Brasil, a Coldex foi fundada em 1954 pelos Srs. Mario Lantery e José Daniel Tosi, passando a fazer parte da Trane Company com sua venda em 1972. Décadas depois, em 1999, A Lantery é fundada por Mário e Paulo Lantery após identificarem uma nova oportunidade no mercado de refrigeração.

A Lantery iniciou suas atividades com apenas uma dobradeira e uma fura-coletores, e durante mais de duas décadas amplia seu market-share e comprova sua competência e diferenciais.

Em 2010 expandimos e duplicamos nosso parque fabril e nossa área de produção, diversificando com um novo foco em serpentinas aletadas, evaporadores e condensadores.

Em 2022 anunciamos novos investimentos em fábrica e maquinários, aumentando a área de produção para 4500m2.

Nossa estrutura atual garante qualidade, precisão, agilidade, flexibilidade e preço competitivo na produção e entrega de curvas de retorno, coletores, distribuidores, tubulações, evaporadores e condensadores.

Conheça um pouco da nossa história, algumas curiosidades, e a linha do tempo do Sr. Mario Lantery no setor da Refrigeração e Ar-Condicionado. Tudo começou em 1941, quando nosso fundador ingressou como funcionário da Carrier em São Paulo.

Comentários e curiosidades – 70 anos de história na refrigeração

“Em 1952 viajei para os Estados Unidos pela Solar Ltda. E visitei a Melchior Armstrong em New Jersey para verificar a sua montagem de unidades condensadoras. Desta visita resultou a primeira linha de montagem dessas unidades de ¼ hp até 3 hp, resfriadas a ar. Começamos a fabricar os diversos componentes (base, tanque de líquido, condensador, ligações de tubo de cobre, válvulas diversas, etc.) montando-os em linha de transportador e submergindo o conjunto em tanque envidraçado para teste de pressão a 300 lbs, com nitrogênio. Todos os conjuntos (com ou sem compressor) eram fornecidos com pressão positiva.

Após a fundação da Coldex em 1954 iniciamos a fabricação de secadores para refrigeração comercial com sílica gel importada. Com um apoio fora do comum por parte do nosso amigo Paulo Vellinho da Springer de Porto Alegre pudemos iniciar a fabricação de evaporadores de latão e filtros secadores repuxados para as geladeiras domésticas Admiral.

Mais ou menos em 1957 a Coldex foi convidada a fornecer evaporadores e condensadores com aletas de alumínio para a nova linha de aparelhos de ar condicionado de janela da Philco (fábrica no Tatuapé). Para obter o necessário “kno-how” fui, com nosso sócio e ferramenteiro Antonio Ortega, passar 15 dias na fábrica da Philco em Connersville (Indiana). Após alguns meses e com ajuda dos desenhos da Philco, estávamos produzindo serpentinas tanto para a Philco como para a Springer Admiral em Porto Alegre.

Também, na Coldex, chegamos a produzir 3.000 gavetas para gelo (de alumínio com quebrador de cubos) por dia, antes de aparecerem as gavetas de plástico que dominam até hoje o mercado.. Detalhe curioso – nessa época a Frigidaire (GM) fabricava geladeiras e convidou-nos a visitar a fabrica da GM em Dayton (Ohio) para melhorar o banho das nossas gavetas. Passei dois dias na fábrica em Dayton para descobrir que o “fantástico” banho era de cêra de carnaúba do Brasil.”

Mario Lantery, agosto/2016

Alguns de nosso clientes

Nossos Números

+ 80 mil

Serpentinas

+ 1.370.000

Coletores

+ 20.000

Distribuidores

+ 160.000.000

de Curvas de Retorno

+ 20 anos

de história

+ 300 clientes

atendidos e satisfeitos

Parcerias e representações
Venda, pós venda e assistência técnica

CMS Italy

Além de operar com os equipamentos italianos de alta produtividade e precisão CMS, a Lantery é representante exclusiva para venda, pós-venda e assistência técnica para toda a América Latina. Clique aqui e saiba mais

Wuxi Micro Research Co.

Líder na produção de estampos, punções, matrizes e ferramentaria para prensas e aletados. A parceria é fruto de negócios com a China desde 2017. Clique aqui e saiba mais